sexta-feira, 5 de julho de 2013

Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir

Hoje, 05 de julho de 2013, na primeira aula de Gestão e Análise de Desempenho Administrativo, com o Instrutor Wanderlei, aprendemos a como montar um organograma setorial/departamentos e funcional/cargos. No organograma de departamentos, com o exemplo do Robô, o coração (parte que faz a empresa funcionar) fica o Departamento Financeiro. Os departamentos que fazem a empresa caminhar é o Departamento Operacional e as compras e vendas. As mãos, que são as partes que organizam a empresa e fazem a mesma evoluir, são o Departamento Pessoal e o RH e Marketing e Logística. A cabeça do robô fica com a presidência. 



Aprendemos o conceito do ciclo da foto acima, que em português significa Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir. Antes de fazer qualquer coisa devemos planejar e saber como iremos fazer tal coisa para que tudo saia conforme o esperado. No desenvolvimento, devemos ir colocando em prática o que planejamos. No controle, devemos confrontar os resultados reais com os resultados esperados. Na ação, devemos reagir onde for necessário, fazer ajustes se for preciso e é hora de agir... Agir corretamente. Agir para melhorar. 

Na imagem a cima, mostra o ponto de equilíbrio. Simulamos que no ponto de equilíbrio, todo valor que entra, é o mesmo valor que sai. Mostra que conseguimos retorno no investimento. O que foi gasto com as despesas, foi pago com as vendas da empresa. 

Obs.: Não chega a ser lucro, pois foram os mesmos valores. Tudo que entra paga tudo que sai. 

Capital de giro é o dinheiro reserva para manter a empresa caso não ocorra vendas, assim, cobre o prejuízo. 

Conclusão

Para fazermos a empresa funcionar temos que planejar primeiramente para obter bons resultados ao longo do tempo, devemos estar controlando o tempo todo para que se caso algo desande, possamos corrigir para alcançarmos o objetivo principal.
Temos que saber como chamar a atenção dos consumidores para que sejam atraídos a nossa empresa e fazer com que a mesma dê certo e possa trazer lucros e não prejuízos. Devemos estar sempre olhando ao nosso redor para que nenhuma concorrência faça melhor que nós. Devemos manter sempre o bom atendimento aos clientes, pois é um dos fatores que mais conta. Quando um cliente é bem atendido, irá voltar sempre que necessário e terá como principal escolha a nossa empresa. 
E por último, não podemos esquecer a capital de giro, que é muito importante caso as coisas não saiam como esperadas, devemos ter um dinheiro reserva cobrir algum prejuízo, se necessário. 

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